Strict Standards: Declaration of PaginasController::manager_index() should be compatible with AppController::manager_index($conditions = Array) in /home/mtf35/public_html/app/controllers/paginas_controller.php on line 0
MTF Neumann Moldes e Injetados LTDA
Resp.Social

Meio Ambiente

Preservação do meio ambiente:

A MTF Neumann julga tão importante a relação com o meio ambiente que incluiu em sua política de qualidade um compromisso com a preservação do meio ambiente. Apoiada em três alicerces fundamentais, a política ambiental visa em primeiro lugar, e mais importante, a máxima redução no consumo de recursos, em segundo lugar a máxima reutilização das sobras de recursos, e em terceiro lugar a reciclagem ou o correto destino dos descartes.

Veja as principais medidas tomadas no dia a dia para atingir estes objetivos:

Redução no consumo de energia:

A MTF investe em tecnologias e processos que priorizem a racionalização no consumo de energia, possuindo máquinas injetoras novas, com rigoroso controle de manutenção e com tecnologia de servo motor, bomba de vazão variável ou inversores de frequencia. Investe na capacitação de seus funcionários para, durante o processo, priorizar regulagens de máquina que reduzam o consumo de energia. Além disso, conta com uma empresa parceira que atua como consultora na área energética, tendo uma leitura diária do consumo além de alarmes que indicam ultrapassagem na demanda contratada.

Coleta de água da chuva:

Possui reservatórios com capacidade de armazenamento para 10.000 litros de água da chuva para serem utilizados no resfriamento das máquinas durante o processo de produção. Tal medida representou uma economia de cerca de 100.000 litros de água no último ano, quando a capacidade de armazenamento era de apenas 5.000 litros. A MTF também trabalha com circuitos fechados protegidos de evaporação, que também auxiliam na redução de consumo de água.

Resíduos de produção:

A MTF destina corretamente 100% de seus resíduos de produção conforme orientação da SEMA (Secretaria do Meio Ambiente) da cidade de Caxias do Sul. As borras de materiais plásticos, caixas de papelão, restos de embalagem, óleos de lubrificação de máquinas usados e cavacos de metal são acondicionados de forma ecologicamente correta e posteriormente cedidos de forma gratuita a empresas recicladoras credenciadas pela SEMA para tal serviço. Os demais resíduos orgânicos e seletivos são separados internamente em lixeiras que seguem o mesmo padrão de cores adotado pela empresa de coleta seletiva na cidade de Caxias do Sul.

Redução no consumo de papéis:

Medidas internas para a redução no consumo de papéis permitiram que a MTF economizasse mais de 6.000 folhas brancas de papel no período de um ano. Dentre as medidas mais relevantes está o controle financeiro eletrônico, aderindo desde o surgimento ao programa DDA (débito direto autorizado) sem a impressão de boletos ou comprovantes de pagamento e também impressão de relatórios e outros documentos menos importantes apenas em folhas do tipo rascunho. Como forma de propagar tal atitude, todos os boletos enviados por fornecedores para a MTF de forma desnecessária durante o ano de 2012 foram devolvidos com uma carta explicando nossa iniciativa e incentivando o fornecedor a fazer o mesmo. Foram cerca de 1.000 folhas devolvidas aos fornecedores.